quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Projeto Comuna Urbana Dom Helder Câmara (MST-SP)


Talvez a mais interesante experiência de obra habitacional gerida por movimentos urbanos em andamento, na contra-mão das soluções propostas pelo poder público. A própria comunidade toma as decisões e administra as obras, financiadas a fundo perdido. A idéia é uma comunidade auto-sustentável economicamente, através de cooperativas de trabalho, um sistema que tem a qualidade de organizar a economia em torno da comunidade.




Ninguém será "titulado" com a propriedade do imóvel, pois, por decisão do movimento, o terreno continuará público e as famílias terão concessão de direito real de uso coletivo – uma vez que a conquista é fruto da iniciativa do grupo e não do indivíduo isolado.


Portanto, uma iniciativa interessante em muitos sentidos, que efetivamente representa uma luta contra o grande negócio das habitações, que envolve desde lobbys dos especuladres junto a vereadores, deputados e prefeitos, a imensos desvios de verba e todo tipo de corrupção, gerando verdadeiras anomalias habitacionais que não cumprem seu papel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário