sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A falsa slução das obras viárias

Grandes obras viárias são vendidas para a população como a solução ao problema de mobilidade urbana. Longe de ser a verdade, o alargamento de vias urbanas tem consequências extremamente negativas, como a ruptura da malha urbana, inviabilizando a permanência de moradores em suas comunidades.

essa imagem é do pessoal do Azucrina, de BH, que fez intervenções nas áreas demolidas da Av. Antônio Carlos, enquanto centenas de casas eram demolidas para a passagem de novas pistas de carro.

http://www.flickr.com/photos/azucrina/3209776257/in/set-72157612952749398/

A falsa solução que contempla as grandes construtoras com muito dinheiro público, só serve para superdimensionar os engarrafamentos, já que nos dois extremos da nova Avenida, encontramos um gargalo. Estou certo nossos governantes sabem muito bem que a solução passaria por melhorias no transporte público, bem como ciclovias. O problema é que o lobby das empreiteiras junto aos vereadores, deputados etc é mais forte que a vontade dos bem-intencionados.

Este texto ( http://ruaviva.blogspot.com/2009/10/uma-prioridade-equivocada.html ) é do blog Rua Viva, e fala sobre o futuro alargamento das marginais do Tietê, e aborda também a questão do aumento da impermeabilidade causada pelo asfaltamento, o que causa enchentes. Para mais informações sobre impermeabilidade urbana e enchentes ver http://www.studiotoro.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário